Numa época em que a China era a maior potência do Oriente, na região do monte Burjan Jaldun na Mongólia, nasceu em 1162 o futuro líder do Império Mongol, Temudjin.
O povo mongol estava dividido em tribos, e cada tribo era chefada por um clã. Temudjin era filho de Yesugei, líder de um clã que chefiava uma tribo bem próspera. Quando tinha por volta de 9 anos seu pai foi envenenado misteriosamente. Então um dos comandantes de Yesugei assumiu a liderança do tribo e mandou expulsar todos os descendentes.
Temudjin foi preso. Ainda jovem era torturado e teve uma vida muito difícil, vivendo nas estepes da Mongólia.
Mas quando era mais velho ele conseguiu fugir. Temudjin era muito forte, mesmo sendo jovem, e era como um monstro furioso. Isso chamava a atenção de muitas pessoas, que passaram a segui-lo. Porém ele acabou enfrentando tribos mais fortes, que acabaram por levá-lo preso novamente, dessa vez na China. O imperador chinês estava atrás de escravos e se impressionou com o porte físico de Temudjin. Um monge lhe alertou sobre uma visão, em que este escravo dominaria a China. Mesmo assim o imperador o levou.
Porém mais tarde ele foi resgatado por seus seguidores, liderados pela sua esposa Borte. A partir daí Temudjin começou sua política de unir as tribos mongóis.
Quando conseguiu unir quase todas as tribos, em 1206 ele foi eleito o novo imperador, recebendo o nome de Gengis Khan. Ele organizou seu exército sobre um treinamento pesado. O Exército Mongol era treinado nas estepes, e o cavalo era essencial. A arma principal era o arco longo, com alcance de 500 metros. Todo o exército deveria saber atirar em cima de cavalos, e era isso que tornava-os únicos. O soldado deveria controlar o cavalo apenas com os joelhos, e usar o arco ao mesmo tempo.
Os grandes campos de plantação de arroz e o ouro abundante da China chamaram a atenção de Gengis Khan. Com seu poderoso exército ele conseguiu vencer a Grande Muralha da China, mas parou nas muralhas que cercavam a maior cidade chinesa, Pequim.
O exército mongol fechou cerco a Pequim, e Gengis Khan ordenou a construção de várias armas como catapultas e balistas. As muralhas caíram e Gengis Khan dominou a China.
Em 1218 um mensageiro trouxe a cabeça de um dos generais mongóis, que estava na região da Pérsia. Isso fez Gengis Khan ir até lá, agora armado com os mecanismos chineses que tomara, como canhões de pólvora, além de 200 mil soldados. Era uma nova forma de combate, usando canhões feitos de ferro ou às vezes bambu que disparam bolas de chumbo e pedras a longas distâncias com força violenta. A região foi dominada.
Essa vitória brutal chegou até a Europa, onde os mongóis de Gengis Khan ficaram conhecidos pela sua crueldade e força. A fama se espalhou mais ainda quando conseguiram dominar grande parte da atual Rússia.
Mas, ao voltar para sua terra natal, teve uma febre muito forte que terminou com sua morte em 1227.
Estudos indicam que Gengis Khan foi o maior conquistados do mundo, dominando um território de aproximadamente 20 000 000 km².
Após isso o império começou a desmoronar aos poucos, terminando com tudo quase voltando a ser como era antes de Gengis Khan.
_ _ _ _ _ _ _ _ _
Nenhum comentário:
Postar um comentário