Porém ele não parou por aí. Outra grande mudança de seu governo foi mover a capital do império para a cidade de Bizâncio, e a renomeia Constantinopla (recebera o nome do imperador). A vantagem é que Constantinopla estava no meio das rotas comerciais entre Europa, África e Ásia.
Em 378 assume Teodósio, que declara o Cristianismo religião oficial em Roma. Porém em 395 ele morre, deixando o império para seus dois filhos: Honório e Arcádio.
Eles dividiram o império: Honório ficou com a parte ocidental e Arcádio com a oriental. Era o começo do fim.
O Império Ocidental começou a sofrer mais ainda com os bárbaros.
Em 410 os visigodos conseguiram invadir Roma e realizaram um grande saque. A última vez que Roma tinha sido invadida foi em 387 a.C., quase 800 de invencibilidade.
Com medo, Honório mudou a capital de Roma para Ravena. Mais tarde Ravena também foi atacada. Em 452 o atual imperador Valentiniano fugiu após uma batalha contra as forças de Átila, o Huno, líder do império huno, e conhecido como "Flagelo de Deus".
Mas Átila não foi o único. Diversas outras tribos germânicas começaram as invasões. Entre eles haviam os ostrogodos, os visigodos, lombardos, vândalos, além de muitos outros.
Estava praticamente impossível controlar os bárbaros, até que em 4 de setembro de 476, o imperador Rômulo Augusto é deposto pelo líder germânico Odoacro. O Império Romano do Ocidente caiu de vez.
Por outro lado, o Império Romano no Oriente se mantém de pé. Foram construídas muralhas em torno de Constantinopla, a capital. As muralhas e o exército conseguiam conter os bárbaros que tentavam invadir. Este império passou a se chamar Império Bizantino.
Em 533 o imperador bizantino Justiniano I começou várias campanhas para recuperar o território romano do ocidente. No mesmo ano ocorreu a Guerra Vândala, onde os bizantinos enfrentaram os vândalos, vindos do Cártago. A guerra terminou com a derrota dos vândalos.
Em 535 Justiniano I deu início a Guerra Gótica, para expulsar os ostrogodos da península Itálica. Depois de 20 anos de guerra, os ostrogodos foram apagados da história.
Veja o mapa do Império Bizantino em 600, com territórios recuperados:
O Império Bizantino se manteria por mais tempo, mas logo veremos isso.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário