segunda-feira, 15 de julho de 2013

Capítulo 5: Vivendo em terra seca

Hora de continuar nossa história, agora vivendo em terra...

Após os Acanthostega se desenvolverem, eles saíram da água e passaram a andar em terra com suas nadadeiras, que evoluíram para patas. Essa leve evolução os levou a uma nova espécie, chamada Ichthyostega.


Porém essas patas que apareceram eram apenas uma ajuda para a necessidade destes animais de respirar oxigênio fora da água, já que suas brânquias perdiam eficiência.

A partir desses anfíbios, evoluíram e surgiram os primeiros répteis. O primeiro réptil a ser descoberto foi chamado de Hylonomus. Isso há aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Analisando fósseis, descobriu-se que esses animais possuíam poucos dentes, então conclui-se que se alimentavam de insetos.


Nesse período tudo o que a Terra tinha em suas partes secas era vegetação. A Terra era cheia de vegetação de todos os tipos, a atmosfera estava rica em oxigênio (graças a ação das bactérias) então estava propícia a vida. Várias espécies de insetos já viviam livres pelo mundo, alguns pequenos, mas alguns eram monstruosos.
Para se ter ideia, o maior inseto voador da Terra era chamado Meganeura, que é parecido com uma libélula. Ele tinha uma envergadura (medida de ponta a ponta das asas) de 75 cm. É realmente grande.


Um artrópode terrestre muito comum é o trilobita. Eles eram seres cobertos por cascas, um exoesqueleto muito resistente (tanto que permitiu a fossilização). E por baixo desta casca possuíam várias patinhas que serviam para locomoção e para capturar comida.


É muita coisa para eu colocar aqui, sem falar que sairia da linha de raciocínio central. Então vamos nos concentrar somente nos répteis, que é o que nos interessa mais.

Por volta de 260 milhões de anos atrás começaram a surgir várias espécies de répteis, que se dividiam em vários gêneros. Mas a ordem Therapsida (os terapsídeos) é mais importante, pois sua evolução gerou os Cinodontes.
Os cinodontes são os antecessores dos mamíferos.


Dando um salto para a segunda parte importante, vamos esquecer os cinodontes por enquanto.

Há aproximadamente 230 milhões de anos atrás, talvez os seres mais marcantes da Terra surgiram: os dinossauros.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Capítulos anteriores:



Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...