domingo, 8 de dezembro de 2013

Capítulo 44: O Fim da Idade Média

A Igreja Católica estava quase que definitivamente no controle na Idade Média. Porém alguns ainda se opunham a sua autoridade. Muitos não aceitavam a religião, e isso os tornava inimigos da Igreja. Qualquer um que ia contra os dogmas religiosos era chamado de herege.

Um famoso herege foi o francês Pedro de Bruys. Ele pregava contra a Igreja, ganhando até muitos seguidores. Isso gerou uma revolta e ele foi morto em 1131 por uma multidão de religiosos.

Para evitar ações como a de Pedro de Bruys, a Igreja Católica criou a Inquisição em 1184. A Inquisição julgava qualquer um que fosse uma ameaça a Igreja. A pessoa que fosse condenada poderia ter várias punições, como a morte na fogueira. Sim, a vítima era queimada viva, e em praças públicas para que todos pudessem ver. As mais terríveis formas de tortura eram usadas para fazer os acusados confessarem, muitas vezes coisas que nem cometeram.


Isso gerou um caos na Europa, levando ao surgimento de diversas rebeliões e imposições ao poder e influência da Igreja. Começavam a surgir os primeiros pensadores filosóficos modernos, que foram de grande importância na Idade Média.

Porém era no mundo Oriental que tivemos uma maior crise. O Império Bizantino, parte que restara do Império Romano, prosperou e resistiu por onze séculos! Mas seu fim estava chegando. Muitos imperadores tentaram recuperar as terras que Império Romano do Oriente, mas isso enfraquecia cada vez mais seus exércitos. As campanhas eram cansativas e muitas vezes arrasadas por invasões germânicas. As Cruzadas causaram confrontos internos e criaram uma desunião entre as principais cidades.

Em 1071 os turcos seljúcidas, sob liderança do sultão Alp Arslan, conseguiram uma vitória significativa sobre os bizantinos, e conseguiram capturar seu imperador Romano IV Diógenes. Essa foi a Batalha de Manzikert.



Com o tempo os turcos formaram o Império Otomano. Em 1453, o sultão otomano Mehmed II ordenou um cerco a Constantinopla, capital do Império Bizantino. Após seis semanas, Constantinopla caiu definitivamente. Constantino XI, o último imperador bizantino, morreu na invasão. Era o fim do Império Bizantino. Porém o Império Otomano duraria até o século XX.



A queda de Constantinopla marca o fim da Idade Média.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...