sábado, 21 de setembro de 2013

Capítulo 21: A unificação do Egito e o Antigo Império

Chegou a hora de falar de um dos meus impérios preferidos, o Antigo Egito.

Tudo começou na África. Vários povos nômades se estabeleceram nas margens do Rio Nilo, formando tribos. O Nilo proporcionava água no meio daquele imenso deserto africano, o que permitia a vida, a criação de animais e plantação.

Com o tempo essas tribos foram se unindo, formando os nomos. O líder desses nomos eram os nomarcas, que tinham poderes absolutos sobre tudo dentro de seu território. Muitas vezes os nomos se juntavam como amigos para se defenderem de animais selvagens, ou para transportarem mercadorias.



Porém, como eu já disse uma vez aqui no blog, onde há povos diferentes, há conflito. As guerras entre nomos eram inevitáveis. Os conflitos por terras férteis aumentava, a medida que a população também crescia. Após muitas guerras, os nomos foram se juntando até formarem somente dois territórios rivais, que se tornaram reinos. Era o Baixo Egito e o Alto Egito.



Cada líder desses dois reinos tinha sua própria coroa. O rei do Baixo Egito usava uma coroa vermelha, chamada decheret. E o rei do Alto Egito usava uma coroa branca, chamada hedjet.



E assim perdurou por muito tempo. Até que em 3100 a.C. Alto e Baixo Egito foram unificados. A identidade de quem realizou a unificação é desconhecida. Alguns historiadores creditam Narmer, filho do lendário rei do Alto Egito Escorpião II (que também era chamado de Escopião Rei). Outros creem que foi Menés, que viria a se tornar o primeiro faraó Egípcio. As coroas do Alto e Baixo Egito foram misturadas em uma só, a Pschent.



Durante esta primeira dinastia e uma segunda, a história do Egito é conhecida como Época Tinita.

A partir da terceira dinastia, temos o período conhecido como Antigo Império. O faraó Djozer foi o primeiro a ordenar a criação das famosas pirâmides, em Saqqara, que serviam como túmulo para os faraós. Ele ordenou o trabalho a seu arquiteto, Imhotep. Também foi ele que mudou a capital do Egito para Mênfis.



Foram construídos canais de irrigação, que consistiam em escavações na terra, fazendo pequenas trilhas, que levavam água do Nilo para lugares mais distantes, permitindo a expansão do império. Os egípcios mostravam a todo tempo que eram mestres em engenharia.



Realizavam muitas expedições em busca de metais e pedras preciosas, além de manterem comércio com o outro lado do Mar Mediterrâneo.

O Antigo Império durou pela terceira, quarta, quinta e sexta dinastias. A capital na época era Mênfis e foi o período em que os egípcios expandiram seu território dominando os demais povos africanos.
Na Quinta Dinastia, o papel dos sacerdotes se tornou mais importante. Surgia uma ideia de que os faraós eram descendentes do deus do sol Rá. O primeiro faraó foi Seneferu, que mandou construir três pirâmides, chamadas de Meidum, Romboidal e Pirâmide Vermelha. Ele foi o segundo a construir pirâmides, depois de Djozer.
Seneferu foi sucedido por Quéops, que foi sucedido pelo filho Quéfren, e logo depois Miquerinos. Esses três construíram as Pirâmides de Gizé (cada pirâmide leva o nome de seu criador). E Quéfren também foi responsável por construir a Esfinge de Gizé.


As Três Pirâmides de Gizé (as maiores, na ordem: Queóps, Quéfren e Miquerinos)


Grande Esfinge de Gizé, com 57 metros de comprimento e 20 de altura, foi esculpida em uma única rocha

Porém os nobres não estavam satisfeitos com a administração dos faraós. Afinal, a economia estava um caos. Os faraós dedicavam todas as finanças e a mão-de-obra a construção das pirâmides (afinal cada um queria construir a melhor pirâmide para viver na vida após a morte). Isso resultou em vários conflitos internos, que terminou com o Antigo Império por volta de 2300 a.C.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A história do Egito é realmente muito grande e cheia de coisas fantásticas para contar, por isso vai abranger vários capítulos. Não falei muito da arquitetura, da mitologia, mas não esqueci delas, veremos em breve!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...