sábado, 21 de setembro de 2013

Capítulo 20: Os Hebreus

Praticamente tudo que se sabe sobre os hebreus até então é tirado do Antigo Testamento da Bíblia, por isso alguns céticos tendem a duvidar de muitas informações. Porém vamos seguir com o que temos.

O povo hebreu (também chamados de israelitas) surgiu na Palestina, próximo ao Mar Mediterrâneo e banhado pelo Rio Jordão. No início eram apenas grupos nômades organizados em famílias. Por volta de 2000 a.C. um dos patriarcas (chefe das famílias), chamado Abraão, recebeu um chamado de Deus, dizendo para ele e seu povo migrarem para um local chamado Canaã, a Terra Prometida (Palestina). E assim eles fizeram.



Após anos vivendo em Canaã, o território foi assolado por uma seca e falta de comida, e os hebreus tiveram de migrar novamente. Foram parar no Egito. Sua religião diferente, monoteísta (acreditavam em apenas um deus), fez com que eles fossem tachados de inferiores e perseguidos pelos faraós. O povo hebreu foi escravizado, até que Moisés, por volta de 1350 a.C., sob ordem de Deus, libertou o povo.




O faraó deixou os hebreus irem, após as chamadas Sete Pragas do Egito enviadas por Deus, que estavam destruindo o povo. Mas logo depois se arrependeu e mandou peserguir os hebreus. É aí que entra a famosa histórica bíblica, na qual Moisés abre o Mar Vermelho para seu povo passar, e o fecha quando os soldados do faraó iam atravessá-lo.



Esse é o chamado Êxodo, que durou anos e anos, onde os hebreus atravessaram desertos e rios para voltarem a Canaã. Mas quando chegaram em Canaã, os hebreus, agora comandados por Josué, se depararam com outro povo vivendo em sua terra, os cananeus.



Houveram então batalhas, até que os hebreus definitivamente se fixassem na Palestina. Porém o povo estava dividido em doze tribos (as Doze Tribos de Israel). Quem comandava essas tribos eram os juízes, que tinham poderes políticos, militares e religiosos, quase como reis. Entre alguns desses juízes, segundo a Bíblia, estava Sansão, que era conhecido por sua força descomunal e por ter matado um leão com as mãos. Outro juiz famoso era Samuel, o profeta, que escolheu Davi como sucessor de Saul ao ungir sua cabeça com óleo.



Além das guerras com os cananeus, os hebreus precisaram lutar contra os filisteus, outro povo do território.
Para vencerem essas guerras era necessário juntar as tribos, sob comando de um único monarca escolhido por Deus. Deu trabalho, mas conseguiram em 1010 a.C.. O primeiro rei foi Saul, que foi sucedido por Davi em 1006 a.C..
Davi, quando ainda era garoto, derrotou usando uma pedra o campeão filisteu Golias, descrito como um gigante de quase três metros de altura.



Com a morte de Davi, seu filho Salomão assumiu o trono em 966 a.C.. Salomão queria aumentar o poder do reino, então criou várias construções, um palácio, juntou um forte exército e mandou construir o Templo de Jerusalém, que se tornou o ponto de culto principal do povo. Hoje, o que resta dele é o Muro das Lamentações. 



Porém, para construir e manter tudo isso foi necessário a cobrança de impostos. Isso gerou revoltas entre a população.
Quando Salomão morreu as revoltas foram concretizadas e o reino se quebrou. Virou dois outros reinos, o Reino de Israel (composto por dez tribos) e o Reino de Judá (com outras duas tribos), cuja capital era Jerusalém.



O Reino de Israel foi tomado pelos assírios, sob comando de Sargão II, em 722 a.C. e o Reino de Judá caiu perante os babilônios, sob comando de Nabucodonosor, em 587 a.C.

A partir daí os hebreus ficaram sob comando de seus respectivos invasores, até o império Persa surgir e dominar tudo. Os hebreus voltaram para casa, mas nunca mais voltaram a ser grandes novamente, vivendo apenas como tribos.

Isso até a invasão dos romanos pelo imperador Ciro, muito tempo depois, onde os hebreus se espalharam pelo mundo na chamada Diáspora. Mas isso é assunto para os próximos capítulos...


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Esse capítulo é parte fundamental das histórias que se seguem, mas pega muitos temas dos capítulos anteriores, por isso recomendo, se você não leu na ordem, ler os capítulos 17 e 18.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...