sábado, 10 de agosto de 2013

Capítulo 9: Surge a Espécie Dominante

Chegou o momento que revolucionou a história da Terra. Você pode imaginar qualquer outro, mas nenhum pode superar este! É o surgimento de uma espécie que domina o mundo até hoje, mudando-o de forma única e drástica.

O estudo sobre a origem da espécie humana começou no século 19, com a descoberta de um fóssil semelhante a um ser humano, porém muito antigo. Os historiadores e cientistas o consideravam um tipo de macaco.
Após muitos debates, chegou-se a conclusão de que aquele fóssil não podia ser um macaco, e sim um ancestral humano muito semelhante a um macaco.
As dúvidas permaneciam e cresciam ainda mais, até que o livro "A Origem das Espécies" foi publicado. O autor? Charles Darwin.



Após isso, Darwin publicou outro livro chamado "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo". Nesses livros, e em muitos outros, Darwin desenvolvia a teoria de que os seres humanos como vemos hoje evoluíram de macacos.

Paralelo aos livros, mais escavações aconteciam. E muitas descobertas foram feitas.

Vamos ver como, segundo os sistemas mais modernos de pesquisa, datação de tempo e a ciência, foi a evolução do ser humano:

A maioria dos fósseis, inclusive os mais antigos, foram encontrados na África. Ou seja, a África é o "berço da humanidade". Mas os seres humanos se espalharam pelo globo rapidamente graças a sua capacidade quase única de se adaptar a qualquer ambiente. 

O fóssil mais antigo conhecido, que possua alguma semelhança com o ser humano é o Sahelanthropus tchadensis. É descrito como "O Elo Perdido", já acredita-se que foi o responsável pela "troca" entre os macacos e os humanos. Possui a datação de aproximadamente 7 milhões de anos.



Após ele vinheram (pelas pesquisas até agora) o Orrorrin tugenensis, Ardipithecus kadabba e o Ardipithecus ramidus.



A partir desses, veio o Australopithecus. Por muitos anos acreditava-se que ele era o verdadeiro "Elo Perdido". Ele já tinha a capacidade de caminhar sobre duas patas, mas a maioria das vezes usava as mãos para ajudar na locomoção.

Essas evoluções e mudanças de aparência se deviam as alterações do espaço onde viviam. Daqui para frente, tudo começa a mudar drasticamente. Tanto que os fósseis encontrados passam a receber no nome o gênero Homo, único da espécie humana. Agora pode-se dizer que são os humanos!

O primeiro a surgir foi o Homo habilis, por volta de 2,4 milhões de anos atrás. Seu cérebro era maior e possuía uma coordenação motora muito mais desenvolvida. Graças a isso ele conseguiu algo novo: criar ferramentas. Batendo uma pedra na outra ele descobriu que conseguia criar coisas afiadas, que tornavam mais fácil sua caçada por alimento.




Então, veio o Homo erectus, por volta de 1,8 milhões de anos atrás. Ele recebe esse nome por ter uma forma mais ereta do corpo, caminhando somente por duas pernas. Seus braços ficaram mais curtos, os pelos em seu corpo se tornavam mais escassos (os períodos gelados da Terra estavam acabando). Eles habitavam cavernas, mas foram os primeiros a fazer grandes migrações (o que levou os seres humanos para outros continentes fora da África).
Acredita-se também que foram eles a descobrir o fogo. Seu cérebro era quase 50% maior que o do Homo habilis, e por isso tinha uma inteligência muito maior. Já fazia fazia ferramentas usando madeira, pedras e ossos. Montaram machadinhas, lanças e arcos.



Houveram mais algumas evoluções após o Homo erectus, porém sem mudança significativa. Até o Homo neanderthalensis, há aproximadamente 250 mil anos atrás. Mais registros fósseis dessa espécie foram encontrados na Europa e na Ásia, durante o período da Era do Gelo. Por viverem neste clima frio, os neandertais possuíam olhos pequenos, pele clara e cabelos avermelhados. Já tinham conhecimento sobre usar peles de animais como roupas.




E então chegou a vez do Homo sapiens, há 200 milhões de anos atrás. Ele evoluiu do Homo neanderthalensis, mas mesmo assim as duas espécies coexistiram por algum tempo. Eram seres extremamente inteligentes para sua época, iniciando um período de sedentarismo, ao se fixarem em um lugar único e construírem suas próprias casas. Também construíam armas mais sofisticadas, sabiam produzir o fogo e até criavam animais.


Mas, para falar melhor do método de vida dos Homo sapiens, vou precisar de um novo capítulo...

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...