sábado, 17 de agosto de 2013

Capítulo 13: A Idade dos Metais

Nesse capítulo veremos a grande evolução da inteligência humana. E como essa evolução leva a revolução.

Estamos paralelos a invenção da escrita (veja aqui).

Mas estamos em tempos caóticos. Guerras e a formação da sociedade modificavam tudo. Então, era necessário algo para ajudar os humanos e acabar com muitos problemas.

Nas guerras, que armas eles dispunham? Lanças, flechas e martelos. Todos feitos de pedra e madeira. Mas vejam bem. A madeira apodrece e se torna inútil. A pedra se quebra com impactos. Então imagine nas longas jornadas de guerra, as pessoas tendo suas armas destruídas no meio de um combate mortal. Ou tendo que parar para fazer normas armas e assim se tornando vulneráveis. Era um grande problema!

Então os seres humanos precisavam de um novo material. E qual seria? O metal!

Não se sabe como chegaram a isso, mas os registros mais antigos indicam que os metais começaram a ser usados por volta de 3000 a.C.

Minérios eram retirados da natureza e separados das rochas brutas, a fim de obter-se apenas o metal. 
Eram criados vários fornos para fundir os metais. O cobre foi o primeiro. Ele era relativamente fácil de ser derretido e moldado. Várias pessoas trabalhavam nisso. 


Punhal de Cobre

Logo depois novos metais foram sendo descobertos, como o estanho. E então surgiam as ligas. Misturando o cobre e o estanho surgiu uma das maiores descobertas da humanidade, o bronze.


Cabeça feita de bronze encontrada em Benin, na África

Os egípcios são creditados como os primeiros a desenvolver o bronze. Eles eram tão inteligentes que não misturaram cobre e estanho a toa, e sim com a intenção de juntar a maleabilidade do cobre com a resistência a corrosão e força do estanho.
E é claro que também foram beneficiados pela natureza. Os egípcios tinham perto de si várias minas de cobre.
Os povos da Ásia não tinham tanta sorte, mas tinham que realizar viagens a outros lugares em busca dos metais.

O bronze era usado para tudo. Armas, ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, caldeirões e panelas, e muitas outras coisas.



Com o aumento do poder das forjas, outros metais foram usados. E foi assim que surgiu o ferro. Poderoso e resistente, o ferro era perfeito para muitos usos, e foi aderido por várias civilizações. 


Representação de uma forja antiga

E pela beleza excepcional, o ouro já era muito apreciado. A realeza e nobreza já pareciam gostar deste metal, que era fundido e transformado em adereços de corpo, como brincos e colares, e enfeitavam suas moradias.

Agora que temos tecnologias, materiais resistentes e formas de escrita, a Humanidade pode avançar.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Nos próximos capítulos começaremos a ver as histórias dos grandes impérios da humanidade!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...