Partindo do capítulo anterior, chegamos a última fase da nossa espécie dominante: os humanos.
Durante o período conhecido como Paleolítico (também chamado de Idade da Pedra Lascada), acompanhamos toda a evolução do ser humano. Esse período começou por volta de 2,5 milhões de anos atrás. Os ancestrais humanos que viviam nesse tempo usavam pedras, que era lascadas e batidas até tomarem forma, como ferramentas. Também usavam ossos e galhos. Surgiam daí lanças, flechas e machadinhas.
Nessa época os seres humanos formavam grupos familiares que habitavam cavernas até que a comida por perto acabasse. Daí então eles migravam para novas terras. Essa era a vida deles, uma vida nômade.
Eles só sabiam caçar animais por aí, e coletar aquilo que a Terra produzia naturalmente.
Na metade do Paleolítico os seres humanos descobriram o fogo, e isso os fez se sentirem mais confortáveis em suas cavernas ou cabanas rústicas.
De acordo com historiadores, a família era muito importante nesse tempo. Como citado, os grupos nômades eram familiares, formados por clãs. E o membro mais forte era o líder. É bom lembrar que o mais forte geralmente era o mais velho, já que doenças eram muito comuns devido ao estilo de vida, preparação rudimentar de alimentos e também as atividades perigosas (como caçadas), nas quais os fracos sempre morriam.
*Atenção, daqui para frente estamos quase entrando na História (ainda estamos na Pré-História), por isso as datas são mais concisas. Então não vou usar "anos atrás", e sim a.C (antes de Cristo), como todos conhecemos.
Então, por volta de 10000 a.C a 9000 a.C, houve uma mudança realmente significativa, chamada pelo arqueólogo australiano Gordon Childe, de Revolução Neolítica.
Tudo começou com o simples ato de descobrir que alguns alimentos possuíam sementes. E se essas sementes fossem colocadas na terra, geravam novos alimentos. Isso mesmo, surgia a Agriculta.
Isso foi incrível! Agora os humanos não precisavam mais ir embora de algum lugar quando a comida acabasse, já que se eles plantassem e colhessem, teriam sempre comida. E assim os povos nômades começavam a se tornar sedentários.
Registros arqueológicos dizem que as primeiras plantações surgiram na região da Palestina.
Após essa revolução entramos no período Neolítico (também chamado de Idade da Pedra Polida). Isso porque a pedra passou a ser melhor trabalhada, surgindo agora novas armas e também utensílios domésticos, como pilões para moer grãos.
Mas aí você pode pode perguntar: e os animais? Simples, os humanos passaram a domesticá-los. Começaram a ter a ajuda de cães para as caçadas, e logo depois domesticaram animais para comer, como gado, ovelhas e galinhas.
A partir daí os humanos começaram a construir suas próprias casas, juntando troncos, galhos, pedras, folhas e tudo mais que encontravam. Essa era uma tarefa árdua, então os clãs começaram a se juntar. Estava se formando uma sociedade.
Porém, assim como haviam clãs amigos, também haviam clãs inimigos. Era o início de uma atividade que existe até hoje, sendo um dos principais fatores que mudam o mundo: a Guerra.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
No próximo capítulo veremos como as guerras levaram a criação das civilizações, e como a religião começava a surgir para mudar o mundo!
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário