Então, vamos falar da primeira grande civilização da Humanidade: a Suméria.
Estamos no território posteriormente chamado de Mesopotâmia (atual Iraque), entre os rios Tigre e Eufrates. Mesopotâmia significa exatamente "entre rios".
E foi justamente por estar entre rios que essa civilização conseguiu se erguer a altos patamares. Os rios proporcionavam terras férteis, daí o nome da região de "Crescente Fértil".
A civilização se formou por volta de 4000 a.C. Haviam várias cidades, cada uma delas controlada por um sacerdote ou anciões. A primeira cidade a ser criada foi Kish, e logo depois Eridu, Ur, Nipur, Uruk e Lagash. E cada uma possuía seus próprios deuses.
Porém haviam muitas guerras entre essas cidades. Para lidar com isso o povo precisava ministrar melhor suas forças, e então um chefe era eleito. Esse chefe era o guerreiro mais forte, que recebia o título de lugal.
Mas após imensos conflitos, o lugal (rei) de Kish, Etana, conseguiu unificar todas as cidades.
Uma forma de união também foi relacionada a religião. O que manteve foi o politeísmo (vários deuses). Os sumérios acreditavam em deuses relacionados a elementos da natureza e sentimentos humanos. Todos tinham forma humana, mas eram imortais. Entre seus principais deuses estavam Enlil (deus do ar), An (deus do céu), Enki (deus da água) entre muitos outros.
![]() |
Desenho em pedra do deus Enlil |
Os sumérios eram grandes engenheiros. Eles construíam diques e canais de irrigação para alimentar suas plantações. Mas suas maiores construções eram os zigurates. Grandes tijolos de barro eram montados e expostos ao Sol para secar. Após isso eles eram empilhados até formar grandes construções. Era um trabalho muito duro e árduo. Um único zigurate durava anos para ser construído. Eles eram verdadeiros santuários, lugares onde acreditava-se que os deuses tinham acesso em Terra.
Eram bons guerreiros também, principalmente quando se tratava do uso de armas como funda e arcos. Também desenvolviam capacetes e armaduras leves.
Os sumérios às vezes são creditados como inventores da roda. Isso não é certo, mas sabe-se realmente que eles foram os inventores da carroça. Criaram sistemas para medir as horas e dias, como um calendário de 12 meses, um dia de 12 horas, e uma hora com 60 minutos. Tudo isso através de experiências e observações.
Foram os primeiros a aproveitar a fermentação da cevada, para criar a cerveja, que era usada pelos soldados para "ganhar coragem" nas batalhas.
A Suméria foi de grande importância para a Humanidade, porém, por volta de 1900 a.C., a civilização foi destruída. Ela não aguentou as invasões dos amoritas.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
No próximo capítulo teremos o resultado da queda da Suméria, com a ascensão dos amoritas. Veremos o império Babilônico.
Até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário