quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mitologia Grega

A cultura religiosa grega é politeísta e uma das mais conhecidas do mundo. Segundo a mitologia, o mundo foi criado e é regido por deuses, que habitam todo o universo. Porém os principais habitam o Monte Olimpo.
Os deuses podem andar entre os homens, porém sempre disfarçados, já que a natureza divina poderia matar uma pessoa.
Todos os deuses gregos são imortais. Eles também creem em criaturas místicas. Todos eles servem para explicar acontecimentos da natureza. Raios, por exemplo, são explicados como a fúria de Zeus.
Era comum associar um tipo de animal a um deus, como forma de dizer que estão sendo vigiados ou que os deuses podem estar em qualquer lugar.


O deus principal da mitologia grega é Zeus. Ele é o senhor dos céus, deus dos raios e trovões, rei do Olimpo e governante do Mundo. É um deus difícil de ser agradado, e quando está nervoso costuma jogar raios na Terra. Mesmo casado com Hera, Zeus dá um jeito de dar escapadinhas, tendo várias amantes mortais, cujos filhos são grandes heróis, como Perseu e Héracles. Era representado pela águia.



A esposa e irmã de Zeus, Hera, é a deusa do casamento. Ironicamente, é sempre traída por seu marido. Certa vez tentou se vingar do marido, mas acabou em uma situação terrível, por isso só se vinga das amantes e dos filhos bastardos de seu marido. Seu animal é o pavão.



Poseidon é irmão de Zeus. Ele é o deus dos mares e dos terremotos. Possui um tridente que controla todos os mares da terra, e viaja em uma carroça aquática puxada por hipocampos (peixes com corpo de cavalo). Também tem filhos com mortais, porém, diferente de seu irmão Zeus (que tem vários filhos heróis), Poseidon só tem filhos aberrações, como ciclopes. Seu animal é o cavalo.



Atena é filha de Zeus. É a deusa da sabedoria. Talvez a única deusa que possa causar perigo ao deus dos deuses, devido a uma profecia antiga. Porém Atena é uma boa filha, e jamais se rebela contra seu pai. É rainha das estratégias de batalha, ajuda os mortais a inventar coisas e costuma ser a guia de muitos heróis. Seu animal é a coruja.



Apolo é filho de Zeus com a mortal Leto. Ele é o deus do sol e da música. Tido como o deus mais bonito de todos. Seu animal é a serpente.



Ártemis é irmã gêmea de Apolo. É a deusa da lua e da caça. Possui um voto de virgindade eterna, por isso não se junta a nenhum deus ou mortal. Seu animal é o veado.



Hefesto é filho de Zeus com Hera. É o deus do fogo e da metalurgia. Apesar de ser um deus, é muito feio, por isso sua mãe lhe jogou do Olimpo, e em consequência Hefesto ficou aleijado. Trabalha constantemente dentro de um vulcão. É casado com Afrodite, porém é traído por ela a toda hora.


Ares é filho de Zeus com Hera. É o deus da guerra. Sanguinário e mortal, Ares é procurado por mortais nos campos de guerra. Quando Ares vai a guerra é consumido por uma sede de sangue que o faz matar todos a sua frente, aliados ou inimigos. Seu animal é o javali.


Afrodite é a deusa da beleza. É a mais bela de todas as deusas. Possui diversos amantes, como Zeus, Ares e muitos mortais, apesar de ser casada com Hefesto. Porém seu interesse no deus do fogo é simplesmente pelas jóias maravilhosas que ele faz para ela. Seu animal é a pomba.



O deus mensageiro Hermes é o protetor dos viajantes e dos ladrões. Consegue viajar o mundo todo em segundos, usando suas sandálias aladas. É o único que pode entrar e sair do Submundo, com exceção de Hades.



Hades é o deus do Submundo. Não pertence ao Panteão que vive no Olimpo, pois fica sempre confinado nos Infernos. É irmão de Poseidon e Zeus. Seu animal é o cachorro.



Deméter é a deusa da agricultura. É ela quem traz fertilidade a terra. Devido a um trato com Hades, fica somente seis meses do ano com sua filha, e é quando ela fica feliz (os meses produtivos do ano). Quando sua filha está com Hades, a terra fica improdutiva. É irmã de Zeus.



Dionísio é o deus do vinho e das festas. É filho de Zeus. Dionísio era cultuado com os rituais que são considerados os mais estranhos da Grécia. Os rituais Dionisíacos tinham sacrifícios humanos e de animais, orgias e muita bebedeira. Seu animal é a pantera.



Alguns dos principais monstros gregos são:

A Medusa era uma mulher muito bela, porém foi amaldiçoada por Atena por profanar seu templo. Como castigo seus cabelos se transformaram em serpentes e quem olhasse para seu rosto viraria pedra. Assim ninguém mais iria amá-la.



O Minotauro é um monstro com corpo humano e cabeça de touro, que habita o centro de um labirinto em Creta. Todo o ano o rei Minos envia prisioneiros para o labirinto para servirem de comida ao Minotauro.



Os ciclopes são gigantes que possuem um olho apenas na testa. São imunes ao fogo, por isso trabalham como ferreiros para Hefesto ou Poseidon.



Quimeras são animais misturados em um só: corpo e cabeça de leão, outra cabeça e patas de cabra, cauda de serpente e capacidade de cuspir fogo.



Existem muitos outros, já que a cultura é muito rica.

E há também os filhos de deuses com mortais, que são chamados de semideuses ou heróis.

Perseu é filho de Zeus. Ele foi o responsável por matar a Medusa, usando seu escudo para se guiar e depois cortou a cabeça do monstro. Depois usou a cabeça para petrificar o gigantesco monstro marinho Cetus, para salvar a princesa Andrômeda, com quem se casou.



Há também o mais famoso herói, Héracles ou Hércules. Ele é filho de Zeus e nasceu com força sobre-humana. Toda sua vida foi perseguido por Hera, e teve de realizar os Doze Trabalhos, que consistiam em tarefas aparentemente impossíveis, como derrotar monstros gigantes ou caçar animais muito rápidos.



Todo esse conteúdo chegou até a nossa era graças aos escritos de vários poetas, principalmente Homero, e das esculturas, templos e pinturas.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...