quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Capítulo 12: A Invenção da Escrita

Ainda estamos no Neolítico, na pré-História. Mas isso está para acabar agora.

Como vimos nos capítulos anteriores, os seres humanos estavam se tornando um pouco mais organizados. É claro, ainda haviam guerras, mas elas próprias iam gerando progresso. As sociedades cresciam cada vez mais, se tornavam gigantes.
Mas aí outros problemas surgiam.

Sociedade grande é sinônimo de população grande. E com uma população grande é difícil controlar todo mundo. Começavam a surgir muitos roubos, assaltos e assassinatos. Até então tudo era mantido em ordem por princípios morais e éticos. Por exemplo: "Matar é errado", todos sabem disso então, não matem. Mas isso era muito simples. Então era necessário criar algo que tivesse mais poder.
Era necessário também controlar a produção de alimentos, para evitar perdas, produções fracas que não alimentassem todo mundo, ou fortes demais, que acabaria sobrando e estragando.



Por volta de 4000 a.C., uma sociedade que foi chamada de Suméria gerou uma das maiores mudanças da Humanidade. Os sumérios criaram as primeiras formas de escrita.
Povos pré-históricos já desenhavam nas paredes das cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Mostravam como era sua vida, sua rotina e seus costumes. Mas eram desenhos, não uma forma de escrita.

Os sumérios pegavam placas de argila e, usando uma cunha, marcavam símbolos. Esses símbolos são chamados pictogramas. Um pictograma é uma imagem que representa algo ou uma ação. Ou seja, os sumérios não tinham um alfabeto. Não podemos chamar seus símbolos de letras. Porém, ainda foi muito útil. Essa forma de escrita foi chamada de cuneiforme.



Enquanto os sumérios viviam na atual Ásia, paralelamente e sem qualquer contato entre eles, um outro povo também inventou sua forma de escrita. Eram os egípcios e seus hieróglifos. Usavam o sistema de pictografias semelhante ao cuneiforme.



A criação da escrita revolucionou o mundo. Agora as leis poderiam ser escritas e expostas a todos, notícias poderiam ser dadas sem sofrerem modificações de boca em boca, impostos e produções poderiam ser contabilizadas com sucesso. Foi uma revolução tão grande que historiadores e arqueólogos deram a Escrita como uma "divisão de eras". Antes da Escrita temos a pré-História, e depois da Escrita temos a História.

Entramos no primeiro período da História, a Antiguidade, onde teremos a época dos grandes impérios, das grandes guerras e dos grandes guerreiros!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Agora podemos dizer que o mundo tem civilizações. A inteligência humana está se revelando brilhante! E veremos bem isso no próximo capítulo!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...