sábado, 13 de julho de 2013

O Experimento de Miller

Em duas postagens que fiz, eu citei o experimento de Stanley Miller, e agora vou falar melhor sobre ele.

Primeiro a parte histórica. 
Era uma época em que muitos cientistas buscavam explicar muitos mistérios. E um dos maiores mistérios da humanidade era a origem da vida.
Nos Estados Unidos, entre 1952 e 1953, duas pessoas estavam para dar um grande passo. Na Universidade de Chicago, o estudante Stanley Miller, que estava com 23 anos, supervisionado pelo seu professor, o famoso cientista Harold Urey, criou um sistema genial, baseado nas teorias dos cientistas Oparin e Haldane, sobre a constituição da Terra na datação a qual especula-se que a vida tenha surgido.
Observe o esquema:


A experiência funcionava assim:
Em uma cúpula ficavam concentradas as substâncias que se consideravam haver na atmosfera. Essas substâncias eram amônia , metano, hidrogênio e vapor de água. Para obter o vapor, outra cúpula com água era aquecida, liberando o vapor para a primeira cúpula. Após sair da primeira cúpula o vapor atinge um condensador e sai do sistema. Enquanto isso mais água entra.
Como na atmosfera da Terra também era comum a incidência de muitos raios, Miller precisava dar um jeito nisso também. Ele adicionou dois eletrodos na primeira cúpula. Após aplicar diferença de potencial entre eles, vários "raios" aconteciam ali dentro. Eram na verdade descargas elétricas de um eletrodo ao outro.
Após uma semana com esse processo contínuo, Miller verificou os resultados. Ele encontrou vários aminoácidos, que são substâncias que poderiam gerar formas primitivas de vida, e que futuramente desencadearia uma evolução.


Foi um sucesso e trouxe muitas conclusões para todos. Porém houveram muitas investigações, e alguma delas diziam que o experimento não era conclusivo. É de conhecimento dos cientistas que para uma forma simples de vida é necessário pelo menos 20 tipos de aminoácidos, porém o experimento obteve apenas 13. Desde então várias outras análises foram feitas, e a discussão continua.


Ainda não se tem certeza se a hipótese de todos esses cientistas é verdadeira, mesmo se o experimento tivesse obtido sucesso completo e irrefutável. Ainda há muitos mistérios.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...