sábado, 13 de julho de 2013

Discussões sobre a Origem da Vida

Uma questão imensamente discutida é "Qual a origem da Vida?". Como eu já disse aqui uma vez, mesmo eu tendo minha religião, vou abordar questões científicas neste blog. Por favor entendam.

Os primeiros a pensar sobre a origem da vida foram os gregos, há mais de dois mil anos atrás. Na época acreditava-se na Abiogênese, também chamada de Teoria da Geração Espontânea. Essa teoria dizia que a vida poderia surgir de qualquer forma de matéria, como por exemplo, de uma pedra. Quem mais estudou esta teoria foi o grego Aristóteles



Hoje sabemos que é uma coisa impensável, mas naquela época era o que eles tinham. E graças as observações dos pensadores. Convenhamos que era observações simples, pouco assíduas e desconexas, mas lembre-se que os antigos descobriram muitas coisas assim.
Voltando, o que os pensadores observavam era como as coisas surgiam a partir de outras. Por exemplo, como moscas e larvas surgiam de um cadáver de animal. É óbvio que elas vieram de outro lugar, mas não pensavam assim na época.

Por volta do século XVII, o médico belga Jan Baptista Van Helmont, defensor da Abiogênese, publicou um livro de receitas meio estranho. Nele, Van Helmont colocou uma receita de como "produzir ratos". A receita dizia que se você colocasse uma camisa suja com grãos de trigo em algum lugar, logo teria ratos. É obvio para nós que os ratos apareceriam ali atraídos pelo cheiro da roupa.



Entre os maiores cientistas que apoiaram muito a ideia da Abiogênese estava o inglês John Needham, que também fez muitos experimentos. Needham enfrentou muito outro cientista, o italiano Lazzaro Spallanzani. Spallanzani acreditava na Biogênese (oposta de Abiogênese).


Em 1668, o biólogo italiano Francesco Redi deu o primeiro passo para detonar a Abiogênese. Ele realizou um experimento simples, porém genial. Primeiro Redi pegou oito frascos de vidro e colocou carne iniciando o estado de decomposição dentro. Em quatro deles, Redi tapou totalmente. Em dois ele colocou gaze na boca, e os outros dois ele deixou aberto.
Após um tempo, a experiência estava concluída. Os frascos abertos estavam cheios de larvas, já os fechados não tinham nada. E os outros dois, as larvas estavam na gaze. Assim ele concluiu que as larvas eram colocadas por corpos externos, as moscas.




O responsável por acabar com a Abiogênese foi cientista francês Louis Pasteur.



Por volta de 1860, Pasteur realizou um experimento muito importante. O que ele fez foi pegar um frasco, coloca um "suco nutritivo" dentro e derreter o bico para que ele dobrasse em forma de "Z". Logo após isso ele ferveu o suco nutritivo, matando os micro-organismos e levando-os para fora ao condensar e escorregar pelo bico. Por um tempo, nenhum micro-organismo surgia, até o bico ser quebrado. Isso indicava que os micro-organismos poderiam voar pelo ar e chegar até um corpo, mesmo que esteja um pouco isolado, e se multiplicar.



Com a Abiogênese derrubada, muitos cientistas começaram a se empenhar em descobrir como a vida surgiu. Foi então que muitos cientistas, como o russo Aleksandr Oparin fizeram avanços, estudando principalmente como era a Terra no princípio.



Em 1952, o estadunidense Stanley Miller fez um experimento revolucionário. 



Ele criou um sistema fechado, para simular a atmosfera terrestre nos princípios. Era um sistema com hidrogênio, água, amônia e metano, que passou a receber descargas elétricas constantes para simular os raios, como acontecia no passado. A partir daí surgiram vários aminoácidos, moléculas simples e orgânicas, precursoras das células. O experimento foi chamado popularmente de "Sopa Orgânica".


Stanley Miller com seu experimento
Mas, chegando aos dias de hoje, muitos estudos são feitos para entender como a vida surgiu nos primeiros anos da Terra.
Uma teoria muito aceita é chamada de Panspermia. Ela foi desenvolvida principalmente pelo médico e físico alemão Hermann von Helmholtz e diz que as primeiras formas de vida que surgiram na Terra chegaram aqui em meteoritos, lá no começo da formação do planeta. Provavelmente seres unicelulares, congelados nos meteoros de gelo que futuramente derreteram a formaram a água da Terra. Essa teoria sustentaria o fato de que há vida em outros planetas.
Como esse é um tema complexo, vou falar melhor sobre ele em uma postagem futura.




_ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Qualquer teoria diz basicamente que tudo começou com um ser muito simples e que foi evoluindo até as formas de vida que temos até hoje. Logo mais veremos em outras postagens como tudo se liga.


Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Boa noite! Gostei muito do conteúdo, mas falta uma coisa muito importante: as fontes.Fora isso está tudo muito bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...